20 de novembro de 2011

Faixa de Areia - Documentário lindo!


Hoje assisti pela segunda vez no canal pago GNT (o melhor!) o documentário FAIXA DE AREIA, de Daniela Kallmann e Flávia Lins e Silva (não conheço, mas pesquisei no amigo Google), de 2009.


Quando tenho essas surpresas gostosas, gosto de falar. E agradecer aos céus por ter ficado o domingo inteiro em frente à tv, e isso ter realmente valido à pena. Muito bom!

Sinopse
Resultado de uma pesquisa sobre a diversidade nas praias cariocas. As histórias que se cruzam nas areias das praias são ilustradas por escritores, artistas, prostitutas, vendedores e anônimos, todos integrados com naturalidade aos códigos praianos do Rio de Janeiro.

Pela segunda vez fiquei apaixonada, e pela segunda vez quis compartilhar. Mas da primeira não o fiz. Agora vai!

Faz tempo que estou querendo visitar o Rio de Janeiro por motivos óbvios: cidade maravilhosa, cartão-postal desse país, assunto de filme de animação...

Já estive em terras cariocas na infância, há milênios atrás, e há alguns poucos anos estou doida para voltar. Quando vejo coisas legais a respeito, a vontade se renova, e fica ainda mais forte.

Nesse documentário vê-se muita verdade, por isso mesmo é um documentário, e não uma obra de ficção. E tenho loucura pelo que é de verdade, pelo que é real. Odeio filmes de ficção científica, de ação, em que um cara consegue bater em todo mundo, sair de enrascadas impossíveis de se salvar, filmes de animais que falam, etc. Simplesmente não consigo!

O que mais me impressiona na população carioca é a alegria que eles têm. Mesmo com todas as dificuldades, com toda a pobreza em que vive sua grande maioria, com todos os problemas relacionados ao tráfico de drogas, a violência, a milícia, a bala perdida. Adoro a alegria deles, o bom humor, os corpos exalando saúde, aquela cor invejável, aquele alto astral! Eu quero ver e viver isso, de pertinho. Acho digno! 

Links VP (vale à pena): 
http://www.youtube.com/watch?v=MBNU8J9YMtQ&feature=related

PS: esse link do YouTube mostra apenas a abertura. Não encontrei na net o filme todo. Mas vale procurar melhor que eu, ou pegar em DVD. Ah, como vale!

Nenhum comentário: