28 de novembro de 2007

Grana curta e afins...


Esse assunto muito me interessa!
Afinal, o dinheiro é necessário para quase todas as coisas, precisamos dele, batalhamos por ele.
Mas há muito tempo me considero uma pessoa econômica: pesquiso, pechincho, quero desconto, adoro brindes, etc (rs)...

Também adoro gastar em algo que vá realmente me fazer feliz, algo que eu quero há tempos e que me deixa com uma sensação gostosa em poder ter, usar, independente do preço.
Também quero ter prazer!

Muita gente confunde ser econômico (ou pão-duro, como queiram) com ser infeliz. Tem gente que deixa de ter prazer só para juntar grana, numa incessante sede por ter dinheiro.
Conheço gente que economizou a vida inteira para ter grana, mas a morte levou embora, sem chances de poder usufruir do dinheiro que tinha guardado por tanto tempo.
Isso não adianta nada...

Também conheço gente que recebe mensalmente mais de R$10mil de salário, mas foge do churrasco (ou qualquer outro programa em turma) bem na hora em que todos estão acertando as contas. Simplesmente vai, come e sai sem pagar.
PS: também não confundir economia com sem-vergonhice.
Lastimável!

Ser econômico se baseia em procurar programas gratuitos ou baratos, ter alegria na coisas simples, consumir com consciência, não valorizar apenas as coisas caras, pois nem sempre estas são as melhores.
Tenho visto muita coisa a respeito disso na televisão, nos livros, tenho aprendido mais e mais, e cada vez mais tenho a sensação de estar no caminho certo.
Acredito que fomos educados de maneira totalmente distorcida no aspecto financeiro e por isso muitas pessoas, inclusive eu (rs), estão endividadas e preocupadas.
Estou cheia de planos e tenho certeza que logo estarei melhor nesse quesito, porque depois de ter dado alguns passos errados, terei aprendido com a experiência, e essa marca bem mais.
O legal é não deixar de viver, de ser feliz, ter bom humor para sair do vermelho e nunca mais entrar.

Saiba mais:

-Livro: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, de Gustavo Cerbasi, Editora Gente.

-Livro: Guia do Pão Duro e Guia do Pão Duro 2, de Gustavo Nagib, Editora Matrix



Nenhum comentário: